Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


"O rosto é a sede do olhar que reconhece e busca reconhecimento." (Maria Rita Kehl)
Visagismo = é um conceito e está baseado no conhecimento da linguagem visual (linhas, formas, cores), o que vai muito além do simples domínio de técnicas. Exige mudança de atitude nas relações, no diálogo, no trabalho. Exige o aprimoramento da observação.
Consultoria: comunicação para o estabelecimento de uma intenção para o trabalho a ser realizado. O cliente/pessoa precisa saber o que ele deseja expressar pela sua imagem (imagem personalizada/customização). Observa-se a constituição física do cliente, seu porte, seu andar, seus gestos, o modo de se sentar, falar, o formato de seu rosto, feições e proporções visuais, a lateralidade do rosto e a cor da pele.
Conhecer as especificidades dos diferentes tipos de temperamento também é de grande valia. Para os chineses há cinco tipos (água, terra, fogo, metal e madeira), para Hipócrates quatro (sanguíneo, colérico = extrovertidos; melancólico, fleumático = introvertidos ) e para os hindus três ( vata, pita e kappa).
Entender as pessoas como seres individuados, com características pessoais, personalidade, estilo de vida, objetivos, sonhos próprios e únicos é de suma importância. Ninguém é igual ou possui as mesmas necessidades de outra pessoa. Sendo assim, a criação de uma imagem pessoal só será acertada se revelar as qualidades interiores da pessoa e refletir sua personalidade, seu temperamento. Isso é beleza.
É preciso entender que em toda imagem há símbolos arquetípicos na estrutura de sua composição e na cor, sendo processados pelo cérebro e também que a alteração da imagem pessoal influencia no emocional das pessoas positivamente ou negativamente. Os símbolos arquetípicos da imagem de uma pessoa afetam a maneira como os outros reagem a essa imagem.
Visagismo = rosto = senso de identidade
"Toda alteração no rosto marca a personalidade do indivíduo em sua forma mais profunda." David Le Breton
"Seu rosto, meu companheiro, é um livro onde os homens poderão ler assuntos estranhos." William Shakespeare (Macbeth, ato 1, cena cinco)
Fonte: Hallawell, Philip - Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
Para aprofundar sobre os assuntos tratados aqui consulte:
Hallawell, Philip - Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
Joseph Le Doux. O cérebro emocional. Rio de Janeiro: Objetia, 1998.
Carl G. Jung. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

Nenhum comentário: